Atentado contra Bolsonaro
Boatos

Atentado contra Bolsonaro: foto que circula no WhatsApp é falsa

Em poucas horas após o atentado contra Bolsonaro, montagens com o militante que tentou matar o candidato acompanhado de petistas já circulava em grupos do aplicativo

O atentado que parou o país em plena campanha eleitoral gerou comoção, mensagens explícitas de ódio nas redes sociais, teorias e até mesmo montagens. Entre elas a do homem que tentou matar Jair Bolsonaro em Juiz de Fora, Adélio Bispo de Oliveira, caminhando no meio de petistas em uma manifestação. É completamente falsa.

Em outros tempos, isto nem seria assunto tamanha a obviedade da falta de qualidade da montagem. Acontece que hoje vivemos em um tempo de troca rápida de informações, pouco critério e tudo isso acontecendo em telas de celulares, nem sempre com a melhor qualidade para a observação de detalhes.

Atentado contra Bolsonaro: a foto fake

 

Na imagem, a cabeça de Adélio Bispo de Oliveira é colocada em meio a petistas, destacada por um círculo vermelho. A qualidade é sofrível e a luz no rosto destoa do resto da cena.

 

A foto original

 

A imagem original foi tirada pelo fotógrafo oficial de Lula, Ricardo Stuckert, em um evento do ex-presidente em Curitiba, por ocasião da presença do petista na cidade para prestar depoimento em maio de 2017.

 

Não dá para saber a motivação de montagens deste tipo. De alguém querendo “aparecer” com a tragédia até um ataque false-flag, atribuindo a marca de “espalhadores de notícias falsas” para o lado adversário. Todo cuidado é pouco neste momento conturbado da história brasileira.

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *